A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que trata os dentes com cárie, com fraturas, entre outros. O objetivo destes tratamentos é recuperar a anatomia e a cor dos dentes perdidos, dando proteção ao dente e assegurando a sua função, sempre com a preocupação estética.
O que é a cárie dentária?
A cárie dentária é das doenças orais mais frequentes afetando cerca de 90% da população. A cárie é causada bactérias existentes na cavidade oral que a partir de alguns alimentos levam à sua decomposição, originando ácidos que podem causar a destruição do dente. A cárie dentária regra geral desenvolve-se com a formação de cavidades que invadem o dente.
Como se trata uma cárie dentária?
O tratamento consiste na remoção da estrutura dentária afetada e na sua substituição por materiais dentários. Atualmente as resinas compostas são o material estético de eleição para a restauração dos dentes.
Como posso saber se tenho uma cárie dentária?
O diagnóstico de cáries dentárias deverá ser feito através de avaliação clínica e radiográfica. O aparecimento e evolução de uma cárie dentária é, regra geral, lento. Nas fases iniciais (cavidades de pequenas dimensões) normalmente não existem sintomas nem dor. Nas cáries em fases mais avançadas podem surgir mais sintomas como aumento da sensibilidade dentária ou dor na presença de alguns estímulos como frio, doce. Além disso poderá também surgir mau hálito ou dor espontânea.
Zonas com alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, castanhas ou pretas, com presença ou ausência de cavidade em algumas zonas do dente são normalmente indicativos da presença de cárie e devem ser observados pelo seu Médico Dentista.
Devo substituir as restaurações antigas de amálgama por resinas?
A substituição de restaurações escuras em amálgama deve ser realizada quando apresentam problemas tais como fraturas ou recidiva de cárie sob a mesma. Adicionalmente, deverão também ser substituídas caso as necessidades estéticas assim o exijam.
Que materiais podem ser usados para fazer as restaurações?
As resinas compostas (compósitos) são o material estético de eleição para as restaurações diretas dos dentes. As restaurações indiretas (dentes com maior destruição) podem ser feitas a partir de resinas compostas produzidas em laboratórios ou em cerâmica dentária.
O que são overlays ou restaurações indiretas?
Quando os dentes ficam muito destruídos a sua resistência fica comprometida. Nestas situações está indicado o reforço da estrutura dentária recorrendo a restaurações indirectas (produzidas no laboratório). Estas restaurações, além de reforçarem o dente, podem também melhorar a estética do mesmo. Uma vez que são produzidas no laboratório necessitam de, pelo menos, duas consultas.