A Endodontia, popularmente conhecida como Desvitalização, é o ramo da Medicina Dentária que trata das lesões e doenças da polpa (conhecida como “nervo”) e da raiz do dente.

 

O que é a Polpa Dentária?

A polpa dentária, constituída por vasos sanguíneos e nervos, localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro (dentina), sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes. As lesões da polpa dentária podem surgir devido a traumatismos, fraturas e cáries profundas.

 

Quais são os sintomas mais frequentes?

  • Desconforto ao toque e à mastigação
  • Sensibilidade dentária prolongada ao frio e/ou calor
  • Dor espontânea
  • Abcesso ou fístula

 

Como é que se realiza o tratamento endodôntico (“desvitalização”)?

O tratamento inicia-se com a administração de anestesia local e é sempre realizado com o isolamento absoluto do dente a tratar, com recurso ao dique de borracha. O procedimento clínico consiste na abertura de um acesso no dente e remoção da polpa que se encontra no canal do dente, podendo este encontrar-se vivo, inflamado ou necrosado (morto). Após a remoção desses tecidos, é feita a desinfeção do canal, seguindo-se do selamento desse espaço com um material biocompatível que preenche o canal na íntegra.

 

Quanto tempo demora o tratamento endodôntico (“desvitalização”)?

A duração do tratamento depende de vários fatores pelo que, quando não é possível realizar o tratamento completo numa só consulta, é colocada uma restauração provisória na abertura de acesso, com o objetivo de proteger o dente entre consultas.

 

Porque é tão importante o tratamento endodôntico (“desvitalização”)?

O tratamento endodôntico para além de eliminar uma patologia, permite restituir a função do dente quando combinada com a adequada reabilitação do dente lesado. É sabido que um dente com tratamento endodôntico pode tornar-se frágil e mais suscetível a fraturas por apresentar menos tecidos duros (esmalte e dentina) que dentes sem este procedimento. Este é um aspeto importante na decisão de colocar uma coroa ou de fazer uma restauração após ter feito um tratamento Endodôntico.

Para determinar o sucesso ou insucesso do tratamento endodôntico, realizam-se radiografias antes e após o tratamento com objetivo de comparar e visualizar a evolução da regeneração óssea.

 

O tratamento endodôntico (“desvitalização”) é um doloroso?

Atualmente, o tratamento endodôntico é realizado sob anestesia local, não sendo um procedimento doloroso. Porém existem situações de infeção ou inflamação severa, que devem ser previamente/posteriormente controladas com medicação para domínio de possível dor.

 

Posso ter cárie num dente já tratado?

Um dente tratado endodonticamente e reabilitado pode durar muitos anos com os cuidados corretos. No entanto, ainda pode surgir uma cárie dentária no dente tratado, pelo que uma boa Higiene Oral e exames regulares são imprescindíveis para prevenir problemas.

 

Podemos ter que retratar um dente já tratado endodonticamente (“desvitalizado”)?

Sim, por vezes dentes que já foram desvitalizados podem por diferentes motivos apresentar dor ou algum tipo de infeção. Nessas situações é possível retratar o dente, através de protocolos específicos que permitem resolver a infecção.