A oclusão dentária é a forma como os nossos dentes se relacionam entre si. Uma oclusão ideal permite realizar todas as funções orais, tais como a mastigação, deglutição, fonética e estética. Para se obter uma oclusão normal é necessário que se estabeleça uma relação entre os maxilares de forma correcta e estável, bem como um correcto posicionamento dentário.

Uma oclusão dentária deficiente pode levar a alterações patológicas da articulação temporomandibular, podendo causar disfunções temporomandibulares.

 

O que são disfunções temporomandibulares?

A disfunção temporomandibular (DTM) está frequentemente associada a problemas oclusais e resulta de um funcionamento anormal dos músculos da mastigação, da articulação temporomandibular e estruturas associadas ou ambos.

A DTM pode provocar dores de cabeça e/ou pescoço, alterações de postura, ruídos articulares (estalidos ou sensação de crepitar), zumbidos no ouvido, limitações na abertura da boca, desgaste dos dentes e dificuldade na mastigação.

 

O que é o bruxismo?

O bruxismo é uma patologia oral muito frequente, é um hábito parafuncional e inconsciente que leva os pacientes a ranger ou apertar os dentes durante o sono ou durante o dia. O bruxismo noturno trata-se de uma patologia na qual se observam, além do ranger dos dentes, microdespertares, aumento da frequência respiratória e cardíaca.

É uma patologia muito associada ao stress e pode ser observada em todas as idades. Pode afectar entre 15% a 90% da população, no entanto apenas cerca de 20% da população afectada tem consciência da parafunção.

O bruxismo caracteriza-se por provocar desgastes dentários, aumento da tensão muscular e dores de cabeça resultantes dessa tensão. Geralmente o diagnóstico é tardio e surge, normalmente, após o paciente detectar que os seus dentes estão a ficar mais curtos devido ao desgaste ou alguém o alertar que range os dentes.

O tratamento para o bruxismo pode passar por re-educação dos hábitos diurnos, confeção e uso de goteiras de proteção dos dentes e/ou reabilitação dos dentes desgastados.