A Prostodontia é área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos e assim devolver a função, saúde e estética. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes. As soluções fixas são geralmente preferíveis às próteses removíveis uma vez que permitem aos pacientes recuperar a estética e função com o máximo conforto.

 

 

Coroas cerâmicas:

As coroas dentárias são próteses fixas que recobrem o dente na totalidade e são cimentadas sobre o mesmo. As coroas também podem ser aparafusadas a implantes dentários, mimetizando e reproduzindo as características dos dentes naturais. Além de conferirem maior resistência a dentes danificados, as coroas também permitem melhorar a estética dos mesmos. Existem diversos materiais para produzir coroas dentárias, sendo as mais habituais em cerâmica.

 

Como é feita uma coroa cerâmica?

Numa primeira consulta é feita uma avaliação de cada caso. Através de fotografias intra e extra-orais, exames radiológicos e através de moldes ou scan dos dentes é feito o planeamento ideal de acordo com as necessidades individuais e as expectativas do paciente.

Numa segunda consulta é feita a preparação da superfície dentária, realizam-se os moldes e são colocadas coroas provisórias. Estas têm como objetivo proteger o dente, manter a estética e a função.

Após cerca de 2 semanas são colocadas as coroas dentárias em cerâmica.

 

Como deve ser feita a manutenção de coroas cerâmicas?

Após a cimentação, as coroas exigem os cuidados básicos de higiene oral e devem ser acompanhadas e controladas pelo seu médico dentista e higienista oral, tal como os nossos dentes naturais. É importante salientar que os dentes reabilitados com coroas em cerâmica também são susceptíveis de terem lesões de cárie, ainda que com menor risco, pelo que é importante manter uma correcta higiene oral bem como controlos periódicos com o seu médico dentista e higienista oral.

 

As coroas cerâmicas são resistentes?

A cerâmica dentária é um material biocompatível e muito resistente, sendo por isso um material de elevada durabilidade. Assim, os dentes com perda significativa de estrutura podem ser reabilitados com recurso a coroas cerâmicas, reforçando a estrutura dentária.